Dica de livro: "Preconceito Linguístico"

"Preconceito Linguístico" de Marcos Bagno é um livro que todos, sem exceções, deveriam ler para que mentes sejam abertas.
O livro publicado pela Editora Loyola no ano de 1999, continua atual hoje em 2012, com mais de 50 edições.
Bagno atenta para que se quebre essa mentalidade do ensino da língua portuguesa com base nas gramáticas normativas que perpetuam ao passar dos séculos, fazendo com que a língua, que é viva, viva hoje sua realidade.
O autor trabalha o português de uma forma com que se quebre todo o preconceito que existe tanto por sotaques como por pronúncias erradas. Ele diz que é preciso fazer com a língua, o mesmo que é feito com as demais matérias: evoluir. Afinal, antes era ensinado que Plutão era um planeta, hoje já o desclassificaram deste patamar por exemplo, tudo evolui e com a língua não é diferente, para ter clareza nisso, basta olharmos  como se escrevia no final do século XIX a palavra ele: "ELLE", passando para "ÊLE" e hoje "ELE".
Bagno se refere ao ensino da gramática como ultrapassado. Afinal de que adianta um aluno decorar o que é uma frase escrita no futuro do pretérito do indicativo se ele não conseguir embasamento nem conteúdo para escrever de maneira clara que transmita o que quer ser expressado?

 Acesse o site do autor: http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=182
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Dica de livro: "Preconceito Linguístico" "

Leia também

Arquivo do blog

Total de visualizações

Follow by Email