Dica de livro: A Sangue Frio

Um crime a sangue frio
(por Rafael Motta)



Trumam Capote deu origem ao jornalismo literário com A Sangue Frio da editora Companhia das Letras, onde em 416 páginas é narrado um verídico assassinato que acabou com a vida de quatro integrantes da família Clutter em 1959, na pequena cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.

A Sangue Frio é um clássico que marcou a historia do jornalismo pelo trabalho exímio de Capote, que como bom jornalista, entrevistou diversas pessoas que pudessem lhe dar qualquer informação sobre o caso, desde conhecidos das vitimas, como uma senhora que trabalhava nos correios, o rapaz que namorava a filha mais nova dos Clutter, Nancy, também morta na tragédia, até os próprios assassinos, Dick e Perry, com quem Trumam estabeleceu uma relação de proximidade, tendo inclusive acesso periódico a suas celas. Buscou qualquer informação que pudesse ser útil para a obra.

A Sangue Frio é composto por inúmeros detalhes que podem parecer desnecessários a leitores desatentos, porém há uma ligação e relevância para cada ponto por mais desconexo que possa parecer. Observamos isso, por exemplo, no inicio do livro, quando é citado o fato de um dos assassinos, Perry, não gostar de freiras. Outras citações são feitas com a mesma conotação até em determinado ponto ser exposto o motivo pelo qual ele tem esse trauma. Outro exemplo é quando se percebe que falta na casa dos Clutter um rádio de pilhas do filho mais novo, Kenyon. Citações sobre o rádio são feitas no decorrer do livro, fazendo com que o leitor entenda e visualize os fatos.

O autor narra os fatos com tamanha propriedade e com uma riqueza de detalhes ímpar, que o leitor viaja até 1959 diretamente à cena dos acontecimentos na cidade do interior do Kansas, observando os gramados verdes de Holcomb, a vida dos Clutter, seu assassinato a sangue frio, a fuga dos assassinos, a investigação do crime até a prisão dos mesmos com seu julgamento até a gélida sensação do corredor da morte, por onde Dick e Perry passaram.

(Polaróide de Truman Capote, autor do livro, por Andy Warhol)



Você pode encontrar o livro em lojas fisicas, online e em sebos.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Dica de livro: A Sangue Frio "

Leia também

Arquivo do blog

Total de visualizações

Follow by Email